Foto de Iugo Koyama
Miguel Torres, presidente do Sindicato
De 17 a 19 de fevereiro, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo organiza, no Clube de Campo de Mogi das Cruzes, um Seminário de Planejamento para debater o plano de ação sindical e política da entidade para 2010.
O evento reúne diretoria e assessorias e é uma segunda etapa de discussões sobre as bandeiras de luta da categoria, já aprovadas por cerca de mil trabalhadores metalúrgicos no Encontro de Delegados Sindicais, realizado em 15 de janeiro, no Palácio do Trabalhador (sede do Sindicato em São Paulo).
Para Miguel Torres, presidente Sindicato e vice-presidente da Força Sindical, um dos principais temas do Seminário será a mobilização do movimento sindical em defesa da redução da jornada de trabalho para 40h semanais, sem redução de salário, e os próximos passos desta luta no Congresso Nacional e nas portas de fábrica.
O Sindicato debaterá também a estabilidade para os delegados e delegadas sindicais, o trabalho decente, mais segurança e saúde nas fábricas, o fim das contratações irregulares, a luta pelo aumento real de salário e a necessidade de a categoria metalúrgica ter uma maior participação política, inclusive nos debates e no processo das eleições gerais deste ano.
Por Val Gomes
www.metalurgicos.org.br