Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Campanhas Salariais

Metalúrgicos de São Paulo aprovam pauta da Campanha Salarial 2012 e luta por aumento real

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e da CNTM/Força Sindical, Miguel Torres, coordenou nesta sexta-feira, 21 de setembro, assembleia com cerca de 700 trabalhadores metalúrgicos para aprovação da pauta de reivindicações da categoria nesta Campanha Salarial 2012, em busca de aumento real, valorização do piso, redução da jornada, licença-maternidade de 180 dias, emprego e outros avanços econômicos e sociais.

A assembleia foi realizada na sede do Sindicato, Palácio do Trabalhador, no bairro Liberdade, São Paulo/SP. “É preciso muita mobilização e unidade da categoria com o Sindicato para enfrentar o discurso patronal nas negociações, mesmo diante de um cenário econômico promissor, pois os patrões fizeram um pacto de não dar aumento real. Por exemplo: os metalúrgicos do ABC e do Interior, ligados à CUT, com data-base em setembro, ainda não conseguiram fechar o acordo salarial. Os mesmos patrões vão negociar com a gente e, com certeza, tentarão fazer a mesma coisa. Mas vamos dar o troco. É hora de organização, mobilização e  muita luta para conquistar o aumento real e avanço de direitos”, afirmou Miguel Torres.

Ele lembrou também que o movimento sindical lutou para defender a indústria e a produção nacional, cobrou do governo medidas de combate aos importados, redução de impostos e dos juros, que hoje estão beneficiando a indústria e diminuindo seus custos. “Não vamos admitir que o patrão venha, agora, colocar uma faca no pescoço do trabalhador”, disse.

A Campanha Salarial 2012 é unificada com outros sindicatos de metalúrgicos ligados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo e envolve cerca de 800 mil trabalhadores, com data-base em 1º de novembro. A assembleia contou com palestras sobre conjuntura econômica e as presenças do presidente da Federação dos Metalúrgicos Cláudio Magrão (foto ao lado), do diretor da UGT Canindé Pegado e do vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Gonzaga, que manifestaram apoio à luta dos metalúrgicos.

A pauta da categoria metalúrgica será entregue na próxima terça-feira, 25 de setembro, às 10h, à Fiesp e demais grupos patronais, com uma grande manifestação.

Leia mais em www.metalurgicos.org.br