Nesta sexta-feira (dia 23), a partir das 18 horas, acontecerá no Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, assembleia extraordinária para discutir sobre o aumento salarial e redução de jornada semanal de 44 para 40 horas, sem mudança salarial.
A diretoria e os representantes do Comitê Sindical de diversas fábricas participarão do ato.
Fotos de Robson S. P. Fonseca
Segundo o presidente do Sindicato, Cícero Martinha, a reivindicação da categoria é de 10% de reajuste salarial. O aumento é composto pela reposição da inflação (4,6%), mais 5,4% de aumento real.
Desde o mês passado, os trabalhadores têm se reunido em assembleias para discutir a campanha. “No Brasil, os ganhos de produtividade vêm beneficiando apenas os empresários. Os lucros do setor financeiro, por exemplo, têm batido recordes a cada ano, da mesma forma que os lucros do setor produtivo. Por outro lado, a classe trabalhadora sofre com a redução de seus rendimentos e com a elevação dos níveis de desemprego”, afirma Martinha.
Pelos cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais teria o potencial de gerar em torno de 2.252.600 novos postos no país.
Serviço
Reunião dos Metalúrgicos sobre aumento salarial 2009
Dia 23 de outubro de 2009, a partir das 18 horas
Sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, localizado na rua Dona Gertrudes de Lima, 202 – Centro – Santo André
Por Andressa Besseler
Assessora de Imprensa
Acesse www.metalurgicosantoandre.com.br