Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Metalúrgicos de Osasco aprovam pauta de reivindicação da Campanha Salarial

Os metalúrgicos de Osasco e região aprovaram, no dia 15 de setembro, a pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2011. A aprovação aconteceu na Sede do Sindicato durante assembleia e todos os companheiros foram a favor.

O presidente do Sindicato, Jorge Nazareno, apresentou e explicou aos trabalhadores alguns itens da pauta, como aumento real, valorização do piso salarial, redução da jornada de trabalho, fim do teto de aplicação, reposição das perdas e fim da terceirização.

Para o presidente com a aprovação do item de valorização do piso, consequentemente acontece à valorização de cargos e salários. No entanto, ele ressaltou que a conquista não se deve de forma individual, logo a categoria deve permanecer unida para atingir melhorias para todos. “A mobilização é muito importante para atingir bons resultados, a luta só pode ser vencida com a união de todos os companheiros”, avalia.

Jorge apontou a situação da economia brasileira, com base nos estudos divulgados pelo Banco Central, mostrou que a projeção do PIB (Produto Interno Bruto) é de 3,9% e 5%, e que a inflação, em relação à projeção da data-base dos metalúrgicos, é de 6,6%. “Este ano não vai ser diferente das negociações anteriores, vamos encontrar algumas dificuldades na mesa de negociação, principalmente por causa do cenário econômico”, conta.

Para um dos trabalhadores de Osasco a pauta foi bem formulada. “Aprovo os itens, tomara que muitos deles sejam aprovados, principalmente o aumento real”, torce o companheiro.

Um companheiro de Osasco concorda com o presidente que sem a união nada será conquistado. “A conscientização de todos sobre a importância de fortalecer a categoria é muito importante. Se continuarmos juntos na luta conquistaremos boa parte dos itens”, avalia.

A pauta de reivindicação tem 152 itens e foi formulado ao longo do ano. Ela será entregue aos sindicatos patronais no dia 27 de setembro, na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).