Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Metalúrgicos de Guarulhos e região terão reajuste de 9%

(Abono salarial subiu de 17% para 24%)

Está praticamente concluída a negociação salarial 2010 dos 800 mil metalúrgicos ligados à Força Sindical no Estado de São Paulo. O acordo salarial, com quase todos os grupos patronais, e principais, assegura reajuste salarial de 9% para todos os trabalhadores. Em 2009, o índice variou entre 6,53% e 6,57%.

Outro ganho importante da negociação deste ano é no abono salarial. Em 2009, o índice ficou em 17%. Este ano, subiu para 24%, com a vantagem de que nos grupos Sindipeças e Sindisider o benefício será quitado ainda em dezembro.

Mulher – Avanço importante também foi conquistado na licença-maternidade da metalúrgica. Em dois grupos, os que reúnem as empresas de autopeças e fundição, a licença da trabalhadora passa de 120 para 180 dias.

Foto de Cláudio Omena
Pereira – José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, comenta: “No geral, o acordo tem uma série de ganhos efetivos para a categoria, comparado à negociação de 2009”. O aumento real, no geral, é de 3,42%. No caso do Piso salarial reajustado em 14,5%, o ganho real do trabalhador chega a quase 8,7%.


Por
Assessoria de imprensa: João Franzin
www.metalurgico.org.br