Claudio Omena
Cabeça
O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região realizou assembleia na noite desta sexta (6), quando foram aprovados os primeiros acordos salariais com grupos patronais. Os grupos 19-3 (Simefre, Siescomet, Siamfesp e Sinafer) e 2 (Sindmaq/Sinaees) tiveram as propostas aprovadas pela assembleia, renovando também as cláusulas das Convenções Coletivas.
A assembleia aconteceu na sede do Sindicato (rua Harry Simonsen, 202, Centro), e contou com 250 trabalhadores. O vice-presidente da entidade, Josinaldo José de Barros (Cabeça), diz: “Começamos a campanha em meio a uma forte crise política e econômica nacional. Os patrões nem queriam conversar sobre a nossa pauta. Nosso esforço foi garantir as negociações coletivas, reduzir as perdas da inflação e assegurar os abonos salariais. Também mantivemos as cláusulas sociais das Convenções, impedindo quebra de direitos”.
Acordos – O Estado de São Paulo tem cerca de 600 mil metalúrgicos, representados por 53 sindicatos filiados à Força Sindical. A data-base é 1º de novembro. A inflação do período, divulgada nesta sexta pelo IBGE, é de 10,33%.
Dos vários grupos patronais, o Sindimaq/Sinaees (Grupo 2) fechou acordo com reposição integral do INPC, mais abonos. O reajuste será de 8% em janeiro e 2,33% em março. O abono salarial será de 20%, sendo 10% em dezembro e 10% em janeiro.
No Grupo 19-3, o acordo estabelece 10% de aumento, sendo 8% em janeiro e 2% em abril. O abono será de 20%, com 10% em dezembro, 5% em fevereiro e 5% em abril.
Nos grupos Sindipeças (o maior da base) e Fundição, as negociações prosseguem na Federação dos Metalúrgicos. Eles oferecem 8,5% da inflação do período (Sindipeças) e 9% (Fundição). Os Sindicatos da categoria vão pressionar, buscando melhorar esses índices.
Por Assessoria de imprensa: João Franzin e Titico
www.metalurgico.org.br