Cláudio Omena
Assembleia em Guarulhos
De 2004 a 2012, os acordos coletivos firmados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região garantiram aumento real de salário. O acumulado, segundo o Dieese, soma 29,85%.
A sequência de ganhos foi reafirmada, mais uma vez, para os trabalhadores em autopeças, fundição e siderurgia, cujos salários subirão 8%. A assembleia, no Sindicato, nesta sexta (26), aprovou acordos que trazem ganho de 2,06% sobre a inflação (INPC), estimada em 5,82%.
Abonos – Os metalúrgicos também receberão abonos salariais. Autopeças e siderurgia, abono de 20%. Na fundição, o benefício chega 24%.
Greve – A assembleia decidiu por greve a partir de 1º de novembro (data-base) nos grupos empresariais ou fábricas de setores que resistirem a conceder aumento real.
Pereira – O presidente José Pereira dos Santos avisa: “Queremos o mesmo acordo com outros grupos patronais. O Sindicato e os trabalhadores vão aumentar a pressão”.
Dieese – O economista Rodolfo Viana, do Dieese, explica: “A estimativa de aumento real de 2,06% baseia-se na inflação prevista para outubro, que é de 0,55%”.
Por Assessoria de Imprensa
João Franzin e Titico
www.metalurgico.org.br