Assessoria de imprensa da Força Sindical-PR
Neste ano a campanha promove uma grande mobilização para alertar sobre a importância de tratar a saúde do homem trabalhador, com o intuito de diminuir os índices de adoecimento e acidentes relacionados ao trabalho
O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba está junto com a Força Paraná no Agosto Azul – mês da Saúde do Homem. Neste ano a campanha promove uma grande mobilização para alertar sobre a importância de tratar a saúde do homem trabalhador, com o intuito de diminuir os índices de adoecimento e acidentes relacionados ao trabalho. O tema em 2016 é: “ Trabalhador! Passe um tempo com você”.
A programação envolve atividades em todo o Paraná, com ações educativas em indústrias, empresas, praças e avenidas, palestras, seminários, caminhadas, passeios ciclísticos, blitz em rodovias, além da oferta de testes rápidos, exames e outros serviços de saúde em pontos estratégicos.
Segundo o médico do trabalho, Zuher Handar, os homens são também as principais vítimas de acidentes de trabalho. Quando o caso está relacionado a situações graves, como mortes e mutilações, o índice chega a 80% do total das notificações do Paraná. “Por conta das funções que exercem, eles geralmente estão mais expostos a possíveis acidentes e devem se cuidar ainda mais”, explicou.
Handar conta que o Agosto Azul será importante para sensibilizar as equipes de saúde no sentido de ficarem atentas às doenças e transtornos relacionados ao trabalho. “É preciso que o profissional verifique se o problema de saúde do paciente não está ligado a ocupação que exerce. Muitas vezes isso passa despercebido e o paciente volta a adoecer depois que retorna ao trabalho”, completou.
Abertura dia 1°
A abertura oficial aconteceu no dia 1° de agosto, às 9 horas no Teatro SESC da Esquina e contou com palestras sobre o perfil epidemiológico do homem paranaense, a saúde do homem contemporâneo, o cuidado com a saúde do trabalhador, riscos cardiovasculares e uma mesa redonda com o tema “O homem no mundo do trabalho: a importância da prevenção e promoção à saúde”.
Ação em Paranaguá
Em parceria com a Polícia Federal, SEST/SENAT e APPA, foram realizadas diversas ações em prol da prevenção e identificação de enfermidades. No pátio de triagem de cargas do Porto de Paranaguá, onde transitam mais de 1300 caminhoneiros por dia, foi oferecida a verificação de pressão arterial, frequência cardíaca, glicemia, saturação de oxigênio, acuidade visual e auditiva e saúde da coluna.
Também foram oferecidos testes para HIV, Hepatite B e C, medição de gordura corporal e orientação nutricional. Aplicação da vacina contra a gripe, prevenção à dengue e, quando necessário, orientação médica para encaminhamento à Unidade de Saúde, fizeram parte das atividades.
Jogo Atlético X Palmeiras
No domingo (14) foi realizada atividade relativa ao Agosto Azul no estádio do Clube Atlético Paranaense, que contou com a distribuição de materiais educativos aos torcedores. Uma faixa da campanha também percorreu o campo antes do jogo e durante o intervalo. A ação foi vista por cerca de 23.000 pessoas que estavam no estádio.
Trabalhador! Passe um tempo com você
O trabalho faz parte das necessidades humanas e surge junto com o próprio homem, que precisa trabalhar para viver. Só que a vida é mais do que trabalho. Aproveite o agosto Azul, para ter um tempo dedicado à você, homem trabalhador!
Lei Estadual
A realização da campanha virou lei no Paraná em 2012 devido à necessidade de mobilizar entidades públicas e privadas em torno da causa, da mesma forma que acontece com o “Outubro Rosa”, voltado para a prevenção do câncer de mama.
Um problema cultural
As mulheres aprendem, desde cedo, que é preciso ir regularmente ao médico (especialmente ao ginecologista). Quando se tornam mães, elas levam os bebês ao pediatra para as consultas mensais, orientação alimentar e vacinação. Já os homens não tem essa cultura o que favorece o surgimento de doenças que poderiam ser evitadas ou pelo menos precocemente diagnosticadas, caso houvesse atitudes preventivas.
Os vilões da saúde
As doenças que mais afetam o sexo masculino são um problema de saúde pública, como câncer, diabetes, colesterol, pressão arterial elevada e doenças do coração.
*Todos esses males são ocasionados ou agravados pelo consumo excessivo de bebida alcoólica e cigarro.
A cada 3 mortes de pessoas adultas, 2 são de homens
A cada 5 pessoas que morrem entre 20 e 30 anos, 4 são homens
Homens vivem em média 7 anos menos que as mulheres
Dicas para auxiliar a prevenir
Manter o peso corporal numa faixa saudável
Seguir uma dieta com baixo teor de gordura animal e pouca carne vermelha, com grande quantidade de legumes, verduras e frutas;
Praticar exercícios físicos regularmente
Não fumar – lembrando sempre que existe uma relação de vários outros tipos de câncer provenientes do habito de fumar;
Limitar o uso de bebidas alcoólicas;
Evitar o estresse que gera fadiga, ansiedade, insônia, náusea, irritabilidade;
Faça o autoexame dos testículos mensalmente
Procure terapias alternativas – massagens relaxantes, prática de meditação, yoga, acupuntura, para melhor superar toda a dureza e a dificuldade do seu dia-a-dia.
“ O trabalhador saudável é acima de tudo um ser humano que em todos os momentos cuida da saúde do corpo e da mente.”