Empregados e empregadores do setor metalúrgico de Bento Gonçalves, Monte Belo e Santa Tereza protagonizaram uma série de reuniões entre as comissões de negociação a fim de estabelecer os termos do acordo coletivo 2013. Após diversas tratativas, foi definido o reajuste de 8,5% sobre a base estabelecida em 2012, com correção válida a partir de 1º de maio deste ano.
O percentual cobre o índice de inflação registrado no período – de 7,16%, apontado pelo INPC –, e oferece ganho real de 1,34%. Também foi acordado o reajuste de 10% sobre os pisos, estabelecendo o inicial no valor de R$ 838,20 e, após 90 dias, de R$ 902,00.
A aprovação ocorreu durante assembleia realizada na noite de 27 de maio, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (STIMMME). Com o auditório lotado, e após uma seção de debates entre os trabalhadores, o reajuste proposto pelo sindicato patronal foi aprovado pela maioria dos presentes.
O acordo foi avaliado como satisfatório para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Elvio de Lima.
“O índice de reajuste não foi o esperado, mas, considerando a inflação do período e a atual situação da economia do nosso país, podemos dizer que o acordo foi bom. Estamos priorizando a manutenção do equilíbrio na relação entre capital e trabalho, de modo que seja possível manter os profissionais em seus postos de emprego, mas recebendo uma contrapartida justa pelo serviço que prestam, e também pertinente à conjuntura econômica enfrentada pelo setor”.
O presidente reforça, ainda, que além de o reajuste ser retroativo a 1º de maio de 2013, todas as cláusulas sociais da convenção coletiva foram mantidas. “Estamos, também, em tratativas para as demais categorias que envolvem o setor. Provavelmente até o final do mês de junho será possível realizar as assembleias para avaliação dos índices propostos”, enfatiza.
Por Maikeli Alves
Exata Comunicação
(54) 3055.2225
(54) 9167-2663
Site: www.stimmme.com.br