Foto: Jaélcio Santana
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes realizou na noite desta quarta, 5 de setembro, a primeira reunião setorial da Campanha 2018 pela manutenção das Conquistas da Convenção Coletiva, pelo reajuste salarial e por mais conquistas econômicas e sociais para a categoria.
A reunião foi na região norte de São Paulo e contou com a participação da diretoria do Sindicato e de trabalhadores e trabalhadoras de empresas metalúrgicas da região, convocados pelos diretores Curió, Alsira e Adnaldo.
Miguel Torres, presidente do Sindicato, da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e interino da Força Sindical, destacou as conquistas da Convenção Coletiva de Trabalho, superiores à legislação, e disse que -além do reajuste salarial- a Campanha 2018 será forte contra a terceirização, o desemprego e a “reforma” trabalhista.
Foto: Jaélcio Santana
Eleições 2018
Miguel Torres também defendeu uma expressiva participação popular nas eleições de outubro, com votos conscientes da classe trabalhadora em candidatos comprometidos com os interesses desenvolvimentistas, progressistas e sociais do País.
“Tem candidato dizendo que a “reforma” trabalhista é pouco, tem candidato dizendo que vai fazer a “reforma” previdenciária, com certeza para tirar direitos, e tem quem defenda o fim da Justiça do Trabalho que, na minha opinião, é importante e representa a última estância de defesa dos trabalhadores”, disse Miguel Torres, sugerindo que todos pesquisem bem o histórico e as propostas dos candidatos antes de votar.
Além das reuniões setoriais e assembleias diárias nas portas de fábrica, a Assembleia Geral da categoria já está agendada para 21 de setembro, sexta-feira, 18h, na sede do Sindicato- Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade.
Foto: Jaélcio Santana
Campanha Unificada
Depois dos 7 Encontros Regionais (São José do Rio Preto, Marília, Mococa, Lorena, Jundiaí, Franca e São Paulo) e da Plenária da Federação dos Metalúrgicos de São Paulo, realizada na terça, 4 de setembro, os 52 sindicatos filiados à Federação farão assembleias em suas respectivas bases até 26 de setembro.
O objetivo desta mobilização é fortalecer desde já as nossas equipes de negociação, perante os grupos patronais, após a entrega – prevista para o dia 27 – na Fiesp – da pauta com as reivindicações sociais, sindicais e econômicas da categoria.
Reivindicações:
* Manutenção das Conquistas da Convenção Coletiva
* Reconhecimento da organização no local de trabalho
* Reajuste salarial
* Contra a tercerização
* Contra a “reforma” trabalhista
* Retomada do desenvolvimento econômico e industrial
* Mais empregos de qualidade para todos
* Fortalecimento dos sindicatos e da categoria
A Campanha 2018 é unificada, reúne 52 sindicatos filiados à Federação, representando cerca de 700 mil metalúrgicos no Estado de SP (com data-base em 1º de novembro).
Texto: Val Gomes
Fotos: Jaélcio Santana