Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Metalúrgicos da Volkswagen ratificam pauta de reivindicações

Próximo passo será a realização de mais uma ratificação com os metalúrgicos do 3º turno nesta quarta-feira (11) e o encaminhamento da pauta à direção da montadora

Os cerca de 2200 metalúrgicos dos 1º e 2º turnos da Volkswagen, em São José dos Pinhais (PR) ratificaram na tarde desta terça-feira (10) a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2010. Na porta de fábrica, trabalhadores levantaram os braços a favor dos 13 itens (confira abaixo) apresentados na assembléia do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC). O próximo passo agora será a realização de mais uma ratificação com os aproximadamente 1100 metalúrgicos do 3º turno nesta quarta-feira (11) às 6h e o encaminhamento da pauta à direção da montadora.

Além do envio do documento à fábrica, dirigentes sindicais estarão se reunindo em breve com o Sindicato Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Sinfavea) para discutir valores referentes ao reajuste salarial, abono, entre outros itens. Caso a negociação com o patronal não avance, a luta da Campanha Salarial 2010 será empresa por empresa.

Enquanto as reuniões com o Sinfavea não iniciam, o Sindicato já deixa claro que a mobilização deste ano precisa resultar em números superiores a de 2009. “Precisamos avançar em relação ao ano passado. Pois em 2010 não tem mais crise financeira e o mercado automotivo já apresenta números expressivos no 1º semestre”, destacou o presidente em exercício do SMC, Jamil Davila.

A boa fase do pólo automotivo paranaense, no entanto pode ser representada pela analise do 1º semestre de 2010 realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). De acordo com o economista da entidade, Cid Cordeiro, “a produção de auto veículos no estado pode bater recorde em 2010 e chegar a 400 mil unidades até o fim do ano”. Só na Volkswagen, 106.064 unidades já foram produzidas no 1º semestre deste ano, apresentando um aumento de 3,6% em relação a 2009.

Os dados dos seis primeiros meses foram repassados em coletiva do DIEESE realizada na manhã desta terça-feira (10) na sede do SMC. Clique aqui e confira mais detalhes.

Assembléias de ratificação desta quarta-feira (11) também acontecem na Volvo e Renault

Além da assembléia na Volkswagen, às 6h, o SMC também estará realizando ratificações na Volvo, às 8h, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e na Renault, às 14h, em São José dos Pinhais.

 

Confira a pauta de reivindicações 2010:

 

01. PRAZO DE VIGÊNCIA

De 01 de setembro de 2010 a 31 de agosto de 2011.

 

02. REAJUSTE SALARIAL

Os salários serão reajustados pelo índice de 100% do INPC.

 

03. AUMENTO REAL

Aumento real a ser definido.

 

04. – ABONO

Abono único e indenizatório da perda de massa salarial, em valor a ser definido.

 

05. PISO SALARIAL

Os pisos salariais existentes serão reajustados, nos índices a serem negociados.

 

06. HORAS EXTRAS

As horas extras quando prestadas de segunda a sábado, serão remuneradas, com adicional de 100% e aos domingos e feriados 200%.

 

07.  ADICIONAL NOTURNO

30% para a hora de 52,5 minutos durante toda a jornada do turno.

 

08. EMPRESAS TERCEIRAS

Discussão sobre as condições de trabalho, jornada de 40 horas, piso salarial e outras.

 

09. IMPLANTAÇÃO E/OU REAJUSTE DO VALE MERCADO

Implantar onde não tem e onde já tem e reajustar com índices superiores aos plicados aos salários.

 

10. AMPLIAÇÃO DA TABELA SALARIAL.

As Empresas reorganizarão as tabelas salariais, de modo a valorizar os empregados e reconhecimento por mérito.

 

11. QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES.

As Empresas concederão aos seus empregados, dois dias por ano, sem descontos dos salários, para participarem de cursos promovidos pelo Sindicato Profissional.

 

12. FUNDO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

A Empresa fará uma contribuição para o Fundo de Qualificação Profissional mantido pelo Sindicato no valor de 10% (dez por cento) do piso salarial por cada empregado ativo em 31 de agosto de 2010.

 

13. MANUTENÇÃO DAS DEMAIS CONDIÇÕES PREESTABELECIDAS

Ficarão mantidas todas as condições já estabelecidas nos Acordos Coletivos de Trabalho vigentes para o período anterior.

 

www.simec.com.br