A partir desta terça (1º de julho) começa a ser praticada jornada reduzida, sem redução de salário, para os cerca de 800 funcionários da U-Shin (ex-Valeo), no bairro do Pimentas (Guarulhos). A negociação foi feita pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região e aprovada em assembleia realizada no mês de abril, com todos os turnos da fábrica.
Alex Lima, diretor do Sindicato e funcionário da empresa, informa: “A U-Shin pratica atualmente 42 horas semanais. Agora, todos os funcionários farão 41 horas semanais. Em 1º de janeiro de 2015, começa a jornada de 40 horas”.
O Sindicato obteve outros avanços nas negociações. Alex explica: “Os funcionários tinham apenas meia hora para refeições. A partir de amanhã, os companheiros terão uma hora”.
Sábados – Até esta segunda-feira, a jornada aos sábados, alternados, era de 9 horas. Agora, os metalúrgicos passam a trabalhar 5h30; e, a partir de janeiro de 2015, trabalharão uma hora menos, ou seja, 4h30, nos sábados alternados.
Outras – O Sindicato negocia redução de jornada em outras fábricas da base. José Pereira dos Santos, presidente da entidade, afirma: “Nossa meta é jornada de 40 horas semanais para todos”.
Por João Franzin
Assessoria de Imprensa