Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Metalúrgicos da Renault contra perseguição à organização sindical

Metalúrgicos da Renault paralisam as atividades em protesto contra perseguição à organização sindical

Trabalhadores ficaram parados por uma hora nessa manhã, em protesto contra a perseguição da empresa à atividade sindical.  NOVO PROTESTO ACONTECE HOJE À TARDE, ÀS 14H

Os metalúrgicos do 1º turno da montadora Renault do Brasil, em São José dos Pinhais (PR), paralisaram hoje (8 de junho) pela manhã as atividades durante uma hora em protesto contra o ataque da empresa à organização sindical.

A paralisação acontecerá também hoje à tarde, às 14H, durante a troca de turno. O motivo do protesto deve-se a tentativa da Renault em querer coibir a atuação das lideranças sindicais e representantes dos trabalhadores. O ultimo ataque da empresa foi contra o delegado sindical Robson Vieira, que teve seu contrato de trabalho suspenso após reclamar que a empresa estava descumprindo a NR-11, que estabelece a qualificação dos funcionários para determinadas funções.

No caso reclamado, a Renault estava realocando trabalhadores para conduzirem veículos industriais sem o curso obrigatório e especifico exigido para a função. Também não foi realizado o exame médico exigido caso haja mudança de função.

“Os trabalhadores repudiam veementemente a tentativa da Renault em querer proibir a atividade sindical perseguindo suas lideranças. Essa atitude é um ataque não somente aos trabalhadores mas também à legislação brasileira, que reconhece o direito dos trabalhadores em se organizarem de forma democrática e participativa. Exigimos que a empresa respeite  o trabalhador e a legislação e pare com as perseguições” – afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), Sérgio Butka.

Além dos atos de protesto de hoje, o delegado sindical ficará, a partir de amanhã, acampado em frente a empresa, até que a sua situação seja resolvida. O SMC procurou a Renault para tratar da situação do Delegado Sindical suspenso, porém, até agora não obteve nenhuma resposta da empresa.

Por Confraria da Notícia
Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba

Texto: Nilton Oliveira Pinto (SMC)

Contato para a imprensa: Gláucio Dias:  8409-6274  9964-5050 e Sérgio Butka, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba: 8409-6353

www.simec.com.br