Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Guarulhos/SP

Metalúrgicos da MTP protestam 
e acampam na porta da fábrica

Claudio Omena


O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região lidera protesto de trabalhadores dispensados em 2013 na planta da MTP (Jardim São Roque). Cerca de 80 metalúrgicos estão acampados na porta da fábrica. Eles reivindicam o cumprimento de acordo negociado pelo Sindicato, que garante pacote de benefícios para os demitidos.

José Carlos dos Santos (Chorão), diretor do Sindicato e funcionário da MTP, conta: “Aqui tem metalúrgico que trabalhou mais de 30 anos na fábrica, foi demitido e aceitou o acordo negociado. Mas a empresa não está honrando o compromisso. Muitos continuam desempregados e têm família para sustentar”.

Protesto – A partir das 4h30 da madrugada desta quinta (15), diretores, assessores da entidade e trabalhadores iniciaram a manifestação na fábrica. Pela manhã houve “sardinhada” de protesto. O vice-presidente do Sindicato, Josinaldo José de Barros (Cabeça), afirma: “Só vamos sair da empresa quando tivermos garantia de cumprimento do acordo. Até lá, ficaremos acampados!”.

Em 2013, a MTP realizou diversos cortes. Cobrou fim das demissões, e negociamos a manutenção de convênio médico por seis meses, cesta básica por dez meses e mais dois ou três salários adicionais às verbas rescisórias.

Por João Franzin
Assessor de imprensa
www.metalurgico.org.br