Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Metalúrgicos da Força Sindical querem reajuste de 20%

Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC

Os trabalhadores metalúrgicos filiados a Força Sindical no Estado de São Paulo – Santo André, São Caetano e Mauá – fecharam terça-feira as principais reivindicações que serão levadas a mesa de negociação na campanha salarial 2008. O principal ponto é o reajuste salarial de 20% (recuperação da inflação e aumento real).

Segundo o presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos), filiada à central, Eleno Bezerra, o percentual e todas as outras reivindicações foram montadas conforme a situação da economia e os resultados apresentados pelo setor metalúrgicos na atualidade, como lucro e produtividade.

Além disso, a pauta ainda pede a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, fim da terceirização e relações precárias de trabalho nas empresas metalúrgicas, ratificação da convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) – que proíbe a demissão sem justa causa – e ainda a valorização dos pisos salariais da categoria acima do salário mínimo nacional e do reajuste da categoria.

O conteúdo das reivindicações ainda será avaliado em assembléia pelos trabalhadores e deve ser entre para o setor patronal na primeira semana de setembro.