Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Guarulhos/SP

Metalúrgicos da Força iniciam preparativos da campanha salarial

Foto Edilson Noberto

Reunião na Federação SP

Mais uma categoria profissional de peso na economia inicia campanha salarial. São os cerca de 600 mil metalúrgicos ligados à Força Sindical, no Estado de São Paulo. Terça (18), eles fizeram assembleia na Federação (Capital), quando dirigentes dos 53 Sindicatos filiados avaliaram a conjuntura e indicaram rumos da negociação com os patrões.

Claudio Magrão, presidente da Federação, pediu aos Sindicatos para informar a situação do emprego. De novembro para cá, calcula-se, foram demitidos 20% dos metalúrgicos no Estado. Apenas alguns setores mantêm empregos ou contratam. A queixa é de cortes e redução de jornada com diminuição salarial.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região participou da assembleia. José Pereira dos Santos, presidente, afirma: “Já fizemos campanha salarial com ditadura ou democracia; com a economia em crescimento ou em recessão. Cada situação requer uma abordagem. O certo é que não vamos recuar”.

Ele lembrou que amplos segmentos da indústria tiveram várias isenções de impostos e desoneração na folha. “Também foram beneficiados por mais de dez anos de crescimento da economia, expansão do crédito e fortalecimento do mercado interno”, diz.

Ruas – Na mesa dos trabalhos, José Pereira dos Santos defendeu as mobilizações populares. “Temos de ir às ruas não para desestabilizar governos, e sim defender os interesses do Brasil, o emprego e fortalecimento da indústria”.

Assessor de Imprensa: João Franzin