Foto Edilson Noberto
Reunião na Federação SP
Mais uma categoria profissional de peso na economia inicia campanha salarial. São os cerca de 600 mil metalúrgicos ligados à Força Sindical, no Estado de São Paulo. Terça (18), eles fizeram assembleia na Federação (Capital), quando dirigentes dos 53 Sindicatos filiados avaliaram a conjuntura e indicaram rumos da negociação com os patrões.
Claudio Magrão, presidente da Federação, pediu aos Sindicatos para informar a situação do emprego. De novembro para cá, calcula-se, foram demitidos 20% dos metalúrgicos no Estado. Apenas alguns setores mantêm empregos ou contratam. A queixa é de cortes e redução de jornada com diminuição salarial.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região participou da assembleia. José Pereira dos Santos, presidente, afirma: “Já fizemos campanha salarial com ditadura ou democracia; com a economia em crescimento ou em recessão. Cada situação requer uma abordagem. O certo é que não vamos recuar”.
Ele lembrou que amplos segmentos da indústria tiveram várias isenções de impostos e desoneração na folha. “Também foram beneficiados por mais de dez anos de crescimento da economia, expansão do crédito e fortalecimento do mercado interno”, diz.
Ruas – Na mesa dos trabalhos, José Pereira dos Santos defendeu as mobilizações populares. “Temos de ir às ruas não para desestabilizar governos, e sim defender os interesses do Brasil, o emprego e fortalecimento da indústria”.
Assessor de Imprensa: João Franzin