Nesta quarta-feira, 14 de janeiro, os trabalhadores da Case New Holand (CNH), na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) se mobilizaram contra a tentativa de demissões.
Em assembleia liderada pelo SMC (Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR), na porta de fábrica, duas reivindicações foram aprovadas: que a empresa discuta com o Sindicato formas de manutenção dos empregos e caso houver demissões os metalúrgicos vão paralisar as atividades.
Nos próximos dias o SMC vai mobilizar trabalhadores de outras empresas na luta contra as demissões arbitrárias.
“Existe uma série de ferramentas à disposição das empresas para se evitar as demissões, tais como o layoff (suspensão de contrato de trabalho) e férias coletivas”, afirma o presidente do SMC, Sérgio Butka, acrescentando que empresas que receberam incentivos e isenções fiscais e tributárias do governo e que devem contrapartidas como a manutenção dos empregos estão, também, tentando demitir.
A Case New Holland emprega cerca 2,2 mil trabalhadores, sendo 1550 mil metalúrgicos e 100 diferenciados (engenheiros, médicos e administrativo). A empresa produz diariamente 65 tratores que abastecem o mercado brasileiro e argentino.
Clique aqui e veja a galeria de fotos. Confira também a reportagem da Metal TV.
Por André Nojima