O Sindicato dos Metalúrgicos de Não-Me-Toque, município do Noroeste gaúcho, é o mais novo filiado da Força Sindical do Rio Grande do Sul. A adesão foi selada na sede da Central, em Porto Alegre, hoje, dia 13/01, na presença do presidente estadual da Força, Clàudio Janta, e do diretor Cláudio Corrêa, que recepcionaram Lauderi Borges dos Santos e Terezinha Olibono Zulpo, presidente e secretária-geral do sindicato, respectivamente, além de Jair Carlinhos Lauxen, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ibirubá.
A filiação também reforça a Federação dos Metalúrgicos da Central no Estado, presidida por Elvio Katz Lima, que agora conta com a participação de onze sindicatos de trabalhadores nas indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico dos municípios de Gravataí, Taquara, Estrela, Montenegro, Bento Gonçalves, Farroupilha, Santiago, Ibirubá, Santo Ângelo e Uruguaiana, numa representação superior a 100 mil metalúrgicos.
Os números comprovam a importância do sindicato para a vida do município: dos 15.938 habitantes registrados pelo Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de um terço atuam na indústria metalúrgica. Conhecida como a “Capital da Lavoura Mecanizada”, Não-Me-toque realiza anualmente eventos como o Fórum Nacional da Soja, a Conferência Mercosul do Agronegócio e a Expodireto Cotrijal.
Para Cláudio Janta, a filiação ratifica a condição de maior central do ramo privado ostentada pela Força e o compromisso de ajudar entidades que buscam regulamentação. Prestes a celebrar três anos de vida, o sindicato fundado em 17/01/08 tem sua sede na rua Nicolau Diel, 263, bairro Vila Nova.
Outro fato de destaque é a presença de uma mulher na secretaria da entidade, visto que 30% da classe é composta por mulheres e, de acordo com o Censo 2010, do IBGE, há 8.081 mulheres e 7.857 homens na cidade.
Fonte: Assessoria de imprensa da Força Sindical RS