Representados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Duque de Caxias, cerca de 3 mil trabalhadores da Ciferal/Marcopolo, única montadora de carroceria de ônibus do estado, estão em campanha salarial.
Os metalúrgicos reivindicam 15% de aumento, reajuste no tíquete compra, tíquete Natal e auxílio creche para R$ 200,00, piso por função, extensão do auxílio creche de 1 para 2 anos e não desconto aos trabalhadores de percentual de vale transporte, plano de saúde e tíquete combustível. A data base é abril.
Em ato na porta da empresa, localizada em Xerém, Duque de Caxias, em junho de 2010, o Sindicato dos Metalúrgicos de Duque de Caxias, São João de Meriti e Nilópolis recebeu o apoio da Força Sindical do Rio de Janeiroe Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, entidades presididas po Francisco Dal Prá (secretário de finanças da CNTM), e de sindicatos coirmãos e, em assembleia, os trabalhadores aprovaram desenvolver campanha salarial em separado das indústrias da região.
“A Ciferal/Marcopolo é uma empresa diferenciada das outras indústrias de nossa base territorial e a ideia é valorizar o metalúrgico de Duque de Caxias diante de seus companheiros que prestam serviço a outras montadoras do país. Desde então, estamos alcançando importantes êxitos e, em 2012, vamos ampliar ainda mais essas conquistas, a exemplo da REDUC (Refinaria Duque de Caxias), onde, desde 2005, realizamos campanhas em separado para os metalúrgicos que prestam serviço às empresas localizadas na área da refinaria, com data base em agosto”, afirmou Carlos Alberto Fidalgo, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias.
Além das campanhas na área da REDUC e na Ciferal, o Sindicato é o responsável pelas negociações dos Acordos Coletivos em outras duas frentes – as indústrias metalúrgicas e de material elétrico e as empresas representadas pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio de Janeiro – Sindirepa (oficinas, lojas de acessórios para veículos e instaladoras de GNV – Gás Natural Veicular), cuja data base é outubro. Nas campanhas passadas, os trabalhadores das metalúrgicas conquistaram 10% de aumento, o piso nas empresas ligadas ao Sindirepa subiu 12%, o aumento na área da REDUC também atingiu 12% e na Ciferal,14%.
Fonte: Assessoria de Imprensa STIMMME-DC
Colaboração Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ
Acesse esta matéria em www.fsindicalrj.org.br