SMC
Metalúrgicos comemoram conquista após 49 dias de greve
Valeu a luta! Após a greve mais longa da categoria metalúrgica da Grande Curitiba, os trabalhadores da Maringá Soldas, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) conquistaram o acordo salarial de 2015. Em assembleia liderada pelo SMC na segunda-feira, 15, de manhã, os metalúrgicos, em greve há 49 dias, aprovaram a proposta salarial apresentada pela empresa, que cedeu após a mobilização.
Ela consiste em 10% de reajuste salarial (INPC + aumento real), vale-mercado corrigido também em 10%, subindo dos atuais R$ 300,00 para R$ 330,00 e abono salarial. Com isso os trabalhadores retornam as atividades amanhã. Os dias de greve não serão descontados.
O surgimento da proposta reverteu o quadro de negociação onde a empresa insistia em não negociar com o SMC, apenas com o Sindicato patronal.
Também ficou acordado que qualquer demissão precisa ser discutida antes com o SMC.
A Maringá Soldas emprega cerca de 150 trabalhadores e fabrica peças de reposição (cabeçotes).
49 dias
A greve dos trabalhadores da Maringá Soldas iniciou no dia 28 de abril, quando a empresa demitiu 16 metalúrgicos de uma só vez. Desde esta data então houve vários desdobramentos, entre eles reunião no Ministério Público do Trabalho, interdito proibitório e até uma ida do SMC a Secretaria Municipal do Trabalho para expor a situação dos trabalhadores.