Apesar das difíceis negociações da Campanha Salarial deste ano, acabamos por conquistar junto aos principais Grupos Patronais, 8% de Reajuste Salarial para os metalúrgicos do Estado de São Paulo em mais uma data-base. Isso garantiu mais um ano de aumento real em nossos salários o que, diante da situação econômica pela qual passa o país, podemos considerar que foi mais uma grande vitória dos trabalhadores.
Podemos afirmar com certeza que, nos últimos 15 anos, essa foi a negociação mais difícil e complicada. Infelizmente, por quaisquer motivos que sejam, políticos ou econômicos, o Brasil vem dando sinais de estagnação em seu crescimento desde 2012 e isso exigiu toda nossa capacidade de organização e mobilização para atingirmos nossa principal meta que era a de aumento real nos salários.
Unidos através de nossa Federação, com seus 53 sindicatos filiados, conseguimos mobilizar e deixar a categoria metalúrgica em todo o Estado preparada para ações de pressão sobre os patrões e isso foi fundamental. A situação do país não apresenta sinais de melhora à curto prazo, estamos realmente no limite do descontrole de um processo inflacionário e de uma crise financeira que já atinge a todos. Mas, mesmo diante desse quadro, jamais vamos permitir que os trabalhadores paguem a conta de governos ou patrões.
É exatamente por tudo isso que não podemos, em momento algum, nos desmobilizar. Precisamos estar juntos nas portas de fábricas, em nossos sindicatos, debatendo, esclarecendo, discutindo nossos problemas e nossas estratégias de luta enquanto classe trabalhadora. Essa é nossa única receita para continuarmos conquistando benefícios e garantindo os já existentes em nossa Convenção Coletiva. Com Sindicatos e Trabalhadores unidos estaremos sempre prontos para enfrentar as crises. Principalmente aquelas que não fomos nós quem criamos.
Claudio Magrão
Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo