A família metalúrgica da capital paranaense está de luto. Após acidente de trabalho ocorrido na terça-feira (29/7), o trabalhador Maicon Luan, da Metalesp, não resistiu aos ferimentos decorrentes de uma explosão e faleceu. O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) e o Ministério do Trabalho estão apurando os fatos.
Informações repassadas por representantes da empresa ao Ministério do Trabalho afirmam que o acidente que resultou na morte de Luan não ocorreu na empresa. Não existe, ainda assim, unanimidade no assunto. Na terça-feira (5/8), pela manhã, será realizada uma assembleia em porta de fábrica, para debater e tomar providências relacionadas à segurança dos trabalhadores.
A Metalesp está localizada em Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba, e atua no ramo de silos e porta-contêineres. Durante assembleia, será votada possibilidade de paralisação de atividades entre os trabalhadores.
Preocupação
De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 321.000 pessoas morrem a cada ano como consequência de acidentes no trabalho. Nessa mesma periodicidade, 317 milhões de acidentes laborais não mortais ocorrem.
Por André Nojima
Imprensa SMC