Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Lupi visita hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio em Rondônia

Ministério do Trabalho
Durante a visita, ministro ouviu representantes de todas as categorias

Brasília, 11/04/2011 – O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, esteve nessa segunda-feira (11) no canteiro de obras das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, em Rondônia, para conhecer as condições de trabalho no local e os alojamentos das obras.

Durante a visita, o ministro também realizou assembleia com representantes de sindicatos de trabalhadores para ouvir as reivindicações. Entre as decisões, negociação do dissídio coletivo para a categoria, transporte adequado e intermediação de mão de obra.

“Viemos verificar o que nossa fiscalização, bastante atuante, já tinha nos reportado. Estamos em busca de soluções para as questões colocadas pelos trabalhadores, afinal eles estão trabalhando para o desenvolvimento do nosso país. É necessário dar a eles boas condições de moradia e transporte, ambiente de trabalho adequado e salários justos e iguais”, afirmou o ministro.

A visita ao canteiro de obras de Jirau foi realizada pela manhã. À tarde, Lupi visitou as obras de Santo Antônio. Nas duas ocasiões, participou de reuniões com os trabalhadores das hidrelétricas. No fim do dia, a comitiva se reuniu com representantes de sindicatos de trabalhadores e patronais. Entre os assuntos, ficou marcado para amanhã (terça-feira), o início das negociações para reajuste do dissídio coletivo da categoria.

Também ficou acertado que a mão de obra será intermediada pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), privilegiando os profissionais que residem no estado. A questão do transporte, pivô da manifestação dos trabalhadores, também foi discutida. As empresas concordaram em voltar a fazer a locomoção dos operários em horários regulares.

Lupi ressaltou a importância das duas obras para o nosso país. “A hidrelétrica é uma fonte de energia limpa e duradoura que trará crescimento para Rondônia e para todo Brasil. Traz mais emprego, mais impostos e gera riqueza para todos. Não estou aqui como ministro para impor nenhuma condição e sim para conversar. O melhor caminho para solucionar problemas é o diálogo”, avaliou.

Por Assessoria de Imprensa do MTE
acs@mte.gov.br
portal.mte.gov.br/portal-mte/