Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Lupi recebe título Personalidade Cidadania 2009


Prêmio tem como objetivo destacar as ações de pessoas que lutam pela inclusão social. A luta pelo emprego e a defesa dos direitos trabalhistas estão entre os motivos que influenciaram a escolha

 

Brasília, 06/05/2009 – O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, recebeu nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, o título honorífico de Personalidade Cidadania 2009.  O prêmio, promovido pala Unesco, Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Folha Dirigida, elegeu dez personalidades e três instituições que contribuíram para o fortalecimento, desenvolvimento e inclusão social.

 

Lupi foi eleito por um colégio formado por mais de 4.700 pessoas ligadas a ações de cidadania.  Entre os motivos que influenciaram a escolha do ministro estão a luta pelo emprego e a defesa dos direitos trabalhistas.

 

Além de Lupi, as personalidades eleitas foram Célio Borja; Dom Eugenio Sales; Evando dos Santos; Fernando Henrique Cardoso; Israel Klabin; José Júnior; Orlando Diniz; Oscar Niemeyer; Sérgio Cabral. As instituições eleitas foram o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE); a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) e o Instituto Superior de Educação Pró-Saber.

 

Emprego – O Ministério do Trabalho e Emprego tem realizado uma série de ações nas áreas de geração de empregos, qualificação profissional, combate ao trabalho escravo, crédito orientado a microempreendedores e economia solidária.

 

Entre janeiro de 2003 a março de 2009 foram gerados  7.663.221 postos de trabalho. O estoque de trabalhadores celetistas no país é de 31.935.551. Em março de 2009, o emprego formal cresceu 0,11% em relação ao estoque do mês anterior, representando a geração de 34.818 novos postos de trabalho, dando  continuidade à trajetória de crescimento iniciada em fevereiro, quando foram criadas 9.179 vagas, revertendo o quadro negativo dos três meses anteriores.

 

Qualificação – Muitas vagas deixam de ser ocupadas por falta de capacitação dos trabalhadores. Para tanto, o MTE tem agido neste setor: entre 2003 e 2008, mais de 676 mil trabalhadores concluíram os cursos de qualificação social e profissional realizados no âmbito do Plano Nacional de Qualificação. Em 2009, estão sendo qualificados 188,5 mil trabalhadores.

 

Marco Zero – Programa voltado especificamente para a intermediação e capacitação de mão-de-obra rural. Chamado de Marco Zero, o projeto é inédito e conta com a parceria dos estados do Maranhão, Pará, Piauí e Mato Grosso, identificados como as principais origens de trabalhadores resgatados em condições degradantes.

 

 

Assessoria de Imprensa do MTE

(61) 3317 – 6537/2430 – acs@mte.gov.br