Valor Econômico
Stella Fontes
SÃO PAULO – O grupo Volkswagen anunciou hoje que o lucro operacional acumulado nos nove primeiros meses de 2011 superou o resultado obtido ao longo de todo o ano passado. De janeiro a setembro, o ganho operacional do grupo alemão somou 9 bilhões de euros, ante 7,1 bilhões de euros no consolidado de 2010.
Nos nove meses, o grupo reforçou sua posição no mercado automotivo e ampliou em 14,1% as entregas de veículos, para 6,2 milhões de unidades. Conforme a Volkswagen, a participação no mercado mundial de automóveis subiu de 11,6% no ano passado para 12,4% até setembro. Já a receita com vendas avançou 25,6% na mesma base de comparação, para 116,3 bilhões de euros.
O lucro operacional de 9 bilhões de euros, segundo o grupo, se compara a resultado de 4,8 bilhões de euros apurado entre janeiro e setembro de 2010 e não inclui ganhos referentes à participação do grupo alemão em joint ventures na China.
Em comunicado, o presidente do conselho de administração da Volkswagen AG, Martin Winterkorn, afirma que o desempenho em 2011 reflete a “estabilidade da estratégia” do grupo. “Vamos continuar a lançar novos modelos para o mercado nos próximos meses e expandir a forte posição do grupo no mercado global.”
Conforme a Volkswagen AG, houve melhora no volume de vendas de todas as marcas e áreas de negócios até setembro. No segmento de veículos de passeio, a montadora vendeu globalmente 3,3 milhões de unidades de suas marcas, ante 2,8 milhões de carros nos mesmos nove meses de 2010. O lucro operacional do negócio ficou em 3,3 bilhões de euros. “A demanda por modelos Polo, Golf, Tiguan, Touareg, Jetta, Passat Variant, Touran e Sharan foi particularmente forte”, informa.
As vendas da Audi subiram 17,8% na mesma base de comparação, para 1,1 milhão de veículos. A Skoda, por sua vez, registrou expansão de 19,9% nas vendas, para 511 mil unidades. E o volume comercializado pela espanhola Seat subiu 2,7%, para 267 mil carros. (Stella Fontes | Valor)