BRENO COSTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE
A siderúrgica Usiminas e outras cinco empresas que prestam serviços para ela na região de Ipatinga (217 km de Belo Horizonte) estão proibidas de efetuar novas demissões até o próximo dia 23.
A decisão liminar é do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (Minas Gerais). O desembargador Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello considerou, em decisão tomada anteontem, que as pelo menos 2.500 demissões efetuadas pelas empresas desde dezembro foram caracterizadas pela “ausência de negociação [com o sindicato] e de fixação de critérios”.
A Usiminas disse que não decidiu se entrará com recurso contra a decisão. A empresa deve entregar um relatório sobre as demissões. Depois, o desembargador diz que irá analisar a possibilidade de determinar a reintegração dos demitidos, como quer o sindicato.
São Paulo
O TRT da 2ª Região, de São Paulo, suspendeu as demissões de 60 trabalhadores da Bekum do Brasil, do setor metalúrgico, por 60 dias. Nesse período, os trabalhadores ficarão em licença remunerada e deverão negociar com a empresa. Cabe recurso. A reportagem não conseguiu falar ontem com a advogada da Bekum.
Colaborou a Redação