Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Juventude

Jovens metalúrgicas de Jundiaí participam de Encontro Nacional de Juventude do Projeto Sask

Nesta quarta-feira, 11 de setembro, será concluído o segundo Encontro Nacional de Juventude do Projeto Sask. O encontro teve início na terça-feira (10). Na parte da manhã os jovens fizeram uma avaliação das apresentações do dia anterior sobre o modelo sindical espanhol e alemão e em seguida cada um realizou uma breve apresentação do projeto de juventude e o status do plano de ação, explicando seu desenvolvimento e os principais desafios para sua implementação.

O Projeto Sask tem como objetivo desenvolver a formação de jovens lideranças sindicais. A atividade, que está sendo realizada na Colônia de Ferias do Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco em Praia Grande (SP) e termina hoje (11), é uma parceria entre a IndustriALL Global Union – a entidade internacional que representa metalúrgicos, químicos e têxteis – e a Sask, centro de solidariedade do movimento sindical da Finlândia.

Os participantes brasileiros são trabalhadores(as) das três categorias das bases dos sindicatos da Força Sindical e da CUT. O Projeto Sask, que teve inicio neste ano e será conduzido até 2015, é voltado para trabalhadores(as) de cinco países latino-americanos: Brasil, Uruguai, Colômbia, Nicarágua e México. Neste primeiro ano, acontecem as duas etapas nacionais que, no caso do Brasil, o primeiro aconteceu em julho, em Cajamar e o segundo está sendo encerrado com este encontro.

“O Projeto Sask está contribuindo para a formação sindical dos jovens e nos dando a oportunidade de trocar experiências com jovens brasileiros e de outros países. Esperamos com isso fortalecer a participação e a capacidade organizativa dos jovens trabalhadores em nossas bases”, explicaram Vanessa Neves e Leonice Silva, ambas dirigentes sindicais no Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Jundiaí e Região que estão representando a CNTM no projeto Sask. No total, estão participando 24 jovens trabalhadores das três categorias.

Colaboração de Roberto Anacleto (Dieese/CNTM)

Clique aqui e acesse matéria (em espanhol) publicada pela IndustriAll