Tiago Santana
Os 50 jovens que participam da Jornada de Intercâmbio Sindical Internacional de Jovens da IndustriALL estiveram na quarta, 30 de setembro, na sede da Força Sindical, em São Paulo. Eles tiveram a oportunidade de ouvir relatos sobre a história do movimento sindical feitos por dois sindicalistas que viveram episódios marcantes nesta área desde os anos de chumbo da ditadura.
Do secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, Juruna, eles ouviram a história da Força Sindical e sua pluralidade, a unidade com as demais centrais e as bandeiras de luta da Força. Já Valclecia Trindade, 2ª secretária da Central, falou sobre a luta das mulheres, dos jovens e das questões raciais.
Segundo Roberto Anacleto, técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio Econômicos) e coordenador pedagógico da FES-IndustriALL, a Central tem apoiado a preparação dos jovens sindicalistas. “Esta é uma experiência pioneira e dependerá dos dirigentes aproveitarem estes jovens em seus quadros”, destaca.
O objetivo da reunião da IndustriALL”, afirma Anacleto, “é apresentar o movimento sindical brasileiro para os jovens de vários países – Alemanha, Argentina, Brasil, República Dominicana, Peru, Uruguai, Nicarágua, México, Colômbia e Chile. Em seguida, cada um deles terá a responsabilidade de elaborar um projeto sobre como atrair os jovens de suas bases, que pode ser a Confederação, federação ou sindicato.
Podem participar jovens de até 30 anos neste projeto que dura três anos. O encontro da IndustriALL, na Colônia de Férias da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo em Praia Grande, começou no dia 27 (domingo) e terminará no sábado, 3 de outubro.
Os representantes da Força Sindical na IndustriALL são os seguintes: CNTM (Metalúrgicos), Thiago Pereira, Conaccovest (Têxteis, vestuário e calçados), Andreia Alves, Conaccovest, Diovane de Aquino, e Fequimfar, Antonio Rodrigues.
Os 50 jovens participantes são da Alemanha, Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, México, Nicarágua, República Dominicana, Peru e Uruguai) e também visitaram, na quarta, o Centro de Memória Sindical.
Apoiam o Intercâmbio Sindical de Jovens Sindicalistas da FES-IndustriALL:
Fundação Friedrich Ebert e IndustriALL (Sindicato global dos trabalhadores nas indústrias químicas, têxtil e metalúrgicas). Além de mais seis confederações de trabalhadores brasileiros, entre as quais, a CNTM (Conferação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos), Fequimfar (Federação dos Químicos de São Paulo) e Conaccovest (Confederação dos Textêis, Vestuário e Calçados), ligadas à Força Sindical.