Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Piracicaba/SP

José Luiz Ribeiro reúne-se com Secretário Estadual do Trabalho para realização de projetos em Piracicaba

Foto Ricardo Flaitt

Trabalho decente, qualificação profissional, cidadania, inclusão social e ampliação das políticas públicas na área de emprego e renda foram os pontos centrais da reunião entre José Luiz Ribeiro, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e Vereador em Piracicaba (PDT); e Carlos Ortiz, Secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, do Governo do Estado de São Paulo.

O encontro na sede da SERT – Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (Rua Boa Vista, 170, São Paulo) contou também com as presenças de Gabriel Ferrato, prefeito de Piracicaba; Hugo Liva, Tesoureiro-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba; Sérgio Antônio Furtuoso, Secretário Municipal de Trabalho e Renda; Maria José, Diretora Regional da SERT em Piracicaba; Tadeu Morais, Chefe de Gabinete da SERT; e Eufrozino Pereira, Diretor Regional da SERT.

Durante o encontro José Luiz Ribeiro e o prefeito Gabriel Ferrato apresentaram e debateram as ações que estão sendo desenvolvidas e a infra-estrutura do município na área de geração de emprego, capacitação profissional e educação. No ato, Zé Luiz e Ferrato entregaram ao Secretário Estadual do Trabalho um documento estabelecendo um termo de cooperação entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, a Prefeitura e a SERT.

Para José Luiz, presidente do Sindicato e Vereador em Piracicaba, “nossa proposta é debater as questões pertinentes ao trabalho no município, de forma a estabelecer políticas públicas para assegurar o trabalho decente, com responsabilidade social”, destaca.

Transformação industrial em Piracicaba

O documento entregue ao Secretário demonstra que o município de Piracicaba experimenta um crescimento significativo com a implantação do Parque Tecnológico e do Parque Automotivo da empresa Hyundai apresentando uma taxa elevada de crescimento com capacidade de geração de riqueza interna. A projeção estimada em 2014 do PIB piracicabano é de cerca de R$ 6 bilhões de reais.

Com um parque industrial/empresarial bastante diversificado e dinâmico os setores industriais apresentam os índices de emprego mais elevados do que outros de atividades econômicas locais.

Segundo estimativa da Prefeitura Municipal de Piracicaba, dentro de quatro anos o número de postos de trabalho deverá ultrapassar os 130 mil gerados pelas novas empresas, tanto no Polo Automotivo como no Parque Tecnológico e outros investimentos, proporcionarão um crescimento robusto no número de empregados.

Além das parcerias com a SERT, o vereador José Luiz Ribeiro apresentou projeto na Câmara Municipal para a criação de Fórum Permanente da Indústria, do Trabalho e Renda em Piracicaba. “A criação do fórum será um passo importante para compreendermos as transformações que estão acontecendo em nossa cidade e termos subsídios para criar uma estrutura sólida para o crescimento ordenado”, alerta.

 

www.stmp.org.br