Jornal do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes repercute o maior congresso já realizado pela categoria.
Fábio Nunes
Com tiragem de 150 mil exemplares, o jornal do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes está sendo distribuído nas fábricas e enviado aos associados da entidade. “O Metalúrgico”, edição 556, com 16 páginas, e em formato germânico, é dedicado totalmente ao 11º Congresso do Sindicato.
Clique na imagem (acima) do jornal para acessar todo o conteúdo
O maior congresso já realizado pela entidade contou com a participação de 1.300 delegados sindicais, de 500 fábricas, reunidos nos dias 17, 18 e 19 de junho. O resultado foi um conjunto de deliberações e moções – discutido e votado pelos delegados sindicais – que aponta os rumos do Sindicato nos próximos anos. No dia 19 de junho, a diretoria eleita em dezembro de 2008 tomou posse. São 38 diretores e o presidente é Miguel Torres, que já estava à frente do Sindicato desde setembro do ano passado, em razão da morte do então presidente Eleno Bezerra.
No primeiro dia, os delegados sindicais assistiram a palestras, que forneceram dados, informações e análises políticas aos participantes. No segundo, foram formados quatro grupos de trabalho que, baseados nas palestras apresentadas no dia anterior, apresentaram relatórios com suas deliberações. O terceiro dia foi de votação das propostas, posse da diretoria e homenagens.
Segundo Miguel Torres, o 11º Congresso acumula força para a campanha salarial 2009: “O desafio agora, com a recuperação econômica, é uma grande campanha salarial no segundo semestre, a partir das fábricas e com forte participação dos delegados”. Ele também destaca as decisões dos congressistas pró-resgate da memória da entidade.
Revista – O Sindicato vai editar revista especial sobre o 11º Congresso. A ideia é fazer o registro do evento, mostrando sua dimensão, e também indicar desdobramentos do evento.
acesse www.metalurgicos.org.br
Veja o Jornal, abaixo, em arquivo PDF