Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

JB Online: Ato público em São Paulo marca Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

SÃO PAULO – Cerca de 300 pessoas saíram em passeata pelas ruas da região central da cidade de São Paulo, em ato que fez parte das manifestações realizadas em 34 países pela passagem do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A passeata foi da Praça da República até a Praça da Sé, onde foi celebrada missa na Catedral da Sé.

– O que nós buscamos foi conscientizar a sociedade sobre a prática abusiva de manter menores no trabalho – afirmou a secretária nacional de Políticas para Crianças da Força Sindical, Gleides Sodré. Ela própria disse que já sentiu na pele esse tipo de exploração, lembrando que era comum o uso de migrantes nordestinas ou da Região Norte do país para o trabalho doméstico em casas de família da cidade de São Paulo e que viveu essa condição, quando tinha 9 anos.

Hoje, aos 35, depois de ter sido diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, ocupa o cargo atual, desde 2004 , sabendo bem o sofrimento e os malefícios dessa exploração, que se estende a várias práticas, como “venda de objetos em faróis [semáforos] nos principais cruzamentos do trânsito, limpeza de pára-brisa dos carros e exploração sexual e de tráfico de drogas”, afirmou.

Na missa, o padre Rogério Andrade Santere manifestou repúdio à exploração do trabalho infantil. – A Igreja, mais do que nunca, defende que o nosso Deus é pela vida, seja qual for a idade, pela dignidade das pessoas, dos valores éticos e morais e pelo resgate da cidadania – afirmou.