Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

IPI menor faz setor vender 170 mil veículos a mais

Fonte: Folha de S. Paulo

A redução do IPI para o setor automotivo gerou uma venda adicional de 170 mil veículos de dezembro até o fim de março. E a geração total de impostos diretos (IPI, PIS/ Cofins, IOF, ICMS e IPVA) também aumentou em R$ 551 milhões no mesmo período.

Os cálculos foram encaminhados ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, em trabalho feito pela Anfavea (associação dos fabricantes de veículos), pelo Sindipeças (sindicato da indústria de componentes) e pela Fenabrave (federação dos distribuidores). O objetivo é reforçar a necessidade de prorrogar a redução do IPI, cujo término está previsto para dia 31.

O governo deve prorrogar a medida por mais três meses. Segundo o estudo, em dezembro, foram vendidos 195 mil carros, mas, sem a redução do IPI, o total teria sido de 167 mil.

Em janeiro, 197 mil carros foram vendidos. Sem a desoneração, as vendas teriam sido de 147 mil. Em fevereiro, as vendas alcançaram 199 mil, mas seriam 149 mil sem a redução do IPI. Já em março, o mês deverá fechar com um total de 240 mil carros vendidos. Sem a redução do IPI, teriam sido vendidos 155 mil unidades.

Para Paulo Butori, presidente do Sindipeças, outro benefício da redução do IPI foi no nível de emprego. De dezembro até hoje, foram demitidos 38 mil empregados da cadeia automotiva. Se não fosse a medida, Butori afirma que os cortes seriam muito maiores.