Juca Guimarães
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) decidiu que, a partir de julho, vai leiloar entre os bancos a folha de crédito dos novos benefícios. O banco que ganhar o leilão do INSS terá, durante 20 anos, a exclusividade no pagamento dos benefícios.
A novidade foi anunciada ontem, em Brasília, após audiência pública sobre as regras da licitação. Por mês, são concedidos mais de 376 mil benefícios. De acordo com o INSS, quem já recebe o benefício ou mora em área de difícil acesso (cidades sem banco) não terá o pagamento leiloado.
O banco que ganhar terá de garantir alguns serviços gratuitos, como extrato, cartão, transferência e DOC. O banco também será responsável por recadastrar o segurado, emitir o extrato anual e controlar os créditos não movimentados.
Ontem, em São Paulo, o ministro da Previdência, José Pimentel, assinou um acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo para facilitar os acordos nas ações que envolvem acidentes de trabalho. Os juízes do TJ terão acesso aos dados do INSS.