Fonte: Assessoria de imprensa do Sindicato dos Químicos de Bauru
Mais de 80 delegados, de 14 países, que participaram da 2° Reunião Regional de IndustriALL Global Union da América Latina e Caribe, realizada nos dias 8 e 9 de abril, no México, traçaram uma série de ações estratégias para defender os trabalhadores da América Latina e do Caribe.
Edson Dias Bicalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas de Bauru e Região, secretário-geral da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas (Fequimfar) e Integrante da diretoria da IndustriALL Global Union, integrou a comitiva do Brasil.
O evento discutiu crise mundial e na América Latina e o consequente impacto na vida dos trabalhadores, trabalho decente, a participação de jovens e de mulheres no mercado de trabalho e a organização do II Congresso da IndustriALL no Brasil, que será realizado em 2016.
O Brasil sediará, pela primeira vez, um congresso mundial da IndustriALL Global Union. Será em outubro de 2016, no Rio de Janeiro. A entidade internacional, fundada em 2012, reúne metalúrgicos, químicos e têxteis, representando 50 milhões de trabalhadores.
Para proteção do emprego e de salário decente, os delegados da 2° Reunião Regional de IndustriALL Global Union da América Latina e Caribe destacaram a importância do poder sindical na defesa dos direitos trabalhistas, desafiando capital global, a luta contra o trabalho precário e promoção do emprego industrial sustentável, considerando fatores ambientais e as alterações climáticas.