O ritmo de cortes de emprego na indústria paulista desacelerou em junho pelo segundo mês consecutivo, conforme divulgou ontem a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), e a perspectiva é de que essa melhora continue no restante do ano.
O emprego na indústria paulista recuou 0,42% em junho sobre maio, o que equivale ao fechamento de 8 mil vagas, segundo dado com ajuste sazonal. Em maio, a queda havia sido de 0,69% e em abril, de 1,08%, na mesma base de comparação.
“Ainda não chegamos ao equilíbrio, mas caminhamos para ele”, afirmou Paulo Francini, diretor econômico da Fiesp, reafirmando a perspectiva da instituição de uma provável estabilização do nível de emprego a partir de julho.
Sem ajuste sazonal, o emprego no setor apresentou queda de 0,36% em junho. No primeiro semestre, o setor fechou 54.500 vagas, variação negativa de 2,41%. É a primeira vez na série histórica que o nível de emprego acumula queda nos primeiros seis meses do ano. Ante junho de 2008, o emprego recuou 7,95% em junho, 191 mil vagas a menos.