Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Indústria paulista cria 14 mil vagas em setembro, nota Fiesp




SÃO PAULO – A indústria paulista de transformação gerou 14 mil postos de trabalho no mês de setembro, conforme levantamento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgado há pouco. Na comparação com agosto, quando o nível de emprego havia ficado estável, houve alta de 0,20% nos números com ajuste sazonal. Sem esse ajuste, o índice registrou elevação de 0,63% em setembro.

Na comparação com setembro de 2008 o nível de emprego indicou baixa de 8,19%, com 198 mil postos de trabalho a menos. No intervalo acumulado de janeiro a setembro, o indicador acumula retração de 1,89%, variação que equivale ao fechamento de 43 mil vagas.

Dos 22 setores analisados pela entidade, 19 registraram abertura de postos, 1 realizou cortes na folha de pagamento, e 2 mantiveram a força de trabalho inalterada. Essa generalização na abertura de postos por setor não era vista desde setembro de 2007, de acordo com a Fiesp.

Os setores que mais contrataram em setembro, proporcionalmente ao ramo, foram Confecção de artigos de vestuário e acessórios (+2,8%) e Produtos diversos (+1,6%).

Por outro lado, o setor que fechou vagas em setembro foi Fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, com recuo de 1,1%.

(Bianca Ribeiro | Valor Online)