Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Indústria oferece menos vagas

Vinícius Segalla

Os índices que mostram o desempenho da indústria brasileira apontaram queda das atividades no mês de fevereiro, de acordo com levantamento divulgado ontem pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O setor está empregando 1,2% menos do que no mês anterior, e 1,5% menos do que em fevereiro de 2008. Outros indicadores, como faturamento das empresas, horas trabalhadas e massa salarial, também caíram (veja quadro ao lado).

Para a CNI, a economia não deve melhorar nos próximos meses. “O quadro é de atividade deprimida. A queda do comércio mundial ainda é acentuada. A retomada deve ocorrer só no segundo semestre”, pondera o economista da entidade, Flávio Castelo Branco.

Ainda segundo a CNI, o faturamento recuou em 15 dos 19 setores pesquisados. Os segmentos mais afetados foram metalurgia, com 42,6% de queda nas receitas, madeira (-23,7%); borracha e plástico (-22%); produtos químicos (-20,7%) e máquinas e equipamentos (-20,6%). Os únicos quatro setores que tiveram crescimento foram equipamentos de transporte (56,1%), vestuário (8,4%), couro (0,4%) e álcool (0,2%).