Com o objetivo de discutir propostas para formação de um comitê de inspeção das obras da Copa, bem como apresentar uma proposta sindical de um check list baseado no conceito de Trabalho Decente da OIT, a Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) e o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada da Bahia (Sintepav), realizará um seminário de organização da Campanha por Trabalho Decente para debater os eixos estruturais da Campanha.
O início da reunião será no dia 30 de junho, quinta-feira, às 7h, quando será realizada uma conversa com os trabalhadores no estádio da Fonte Nova, logo após o evento terá continuidade no Hotel Porto Farol, localizado na Rua Engenheiro Milton de Oliveira 134 na Barra e contará com a participação do Secretário da SECOPA /BA, Ney Campello, o Coordenador de Empregos Verdes da OIT, Paulo Sergio Mucoucah e o Coordenador de Relações Sindicais do DIEESE, José Silvestre, além do Coordenador de Projetos da ICM, Maurício Rombaldi e o presidente do Sintepav-Bahia, Adalberto Galvão.
De acordo com dados do Ministério dos Esportes do Brasil (ME), a Copa do Mundo de 2014 poderá trazer enorme avanço socioeconômico para o país. Estima-se que serão criados aproximadamente: 713 mil de empregos; 332 mil empregos diretos e 381 mil empregos temporários durante a realização da Copa em setores como construção civil, engenharia, hotelaria, transportes, saúde e muitos outros ligados a prestação de serviços. Para os trabalhadores, esta campanha significa aproveitar a oportunidade para atingirmos níveis mais altos de trabalho decente. Significa melhores condições de trabalho, de segurança e saúde, de salários justos e direito à proteção social.
ICM – A Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) é uma federação sindical global que agrupa sindicatos livres e democráticos, membros dos setores de construção, materiais de construção, de madeira, silvicultura e sectores conexos. A missão da ICM é promover o desenvolvimento dos sindicatos das indústrias da construção e da madeira no mundo, promover e reforçar os direitos dos trabalhadores no contexto do desenvolvimento sustentável.
A ICM tem 328 sindicatos que representam cerca de 12 milhões de membros em 130 países. A sede fica em Genebra, na Suíça. Tem escritórios regionais e escritórios de projetos no Panamá e na Malásia, África do Sul, Índia, Burkina Faso, Bósnia Herzegovina, Bulgária, Chile, Curaçao, Quênia, Coréia do Sul, Tailândia, Rússia, Peru e Brasil.
Mais Informações:
Adalberto Galvão (Presidente do Sintepav) – Tel: 71 9914-6319
Maurício Rombaldi (Coordenador de Projetos da ICM – Campanha Trabalho Decente para 2014 e Além; e Projetos no setor Florestal e Madeira) – Tel: 11 9410 8883
Sara Regina (Assessoria de Comunicação) – Tel: 71 9915-6454 / 71 3507-7193
http://www.bwint.org
http://brazil.bwint.org
www.sintepav.org.br