Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Hyundai instalará primeira fábrica de elevadores no RS

Valor investido não foi revelado, mas negócio deve gerar até 15 mil vagas

Investimentos coreanos no Brasil ultrapassaram US$ 1 bilhão em 2010; operações da fábrica devem começar em 2012

DOUGLAS CECONELLO


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PORTO ALEGRE

A primeira fábrica de elevadores do Grupo Hyundai no Brasil será instalada no Rio Grande do Sul, conforme anúncio feito pela empresa no domingo, em Seul.
O anúncio ocorreu durante visita do governador gaúcho Tarso Genro (PT-RS), que lidera missão de empresários e políticos à Coreia do Sul.
A presidente da empresa, Hyun Jeong-Eun, e o governador assinaram um protocolo de entendimento. O modelo para implantação da fábrica, a produção prevista e o investimento não foram definidos. O município onde a unidade será instalada deve ser conhecido em até 40 dias.
O início das operações está previsto para 2012. O diretor da empresa, Victor Park, afirmou que a produção da fábrica vai se desenvolver conforme a necessidade de mercado e que podem ser gerados entre 5.000 e 15 mil vagas de trabalho.
À Folha o secretário estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, disse que a opção pelo Rio Grande do Sul está vinculada à tradição do Estado na indústria metal-mecânica e à malha hidroviária privilegiada.
“Temos polo naval importante, especialmente o porto de Rio Grande, que tem recebido muito investimento.”

EXPORTAÇÕES
Ainda segundo o secretário, a empresa pretende usar a estrutura de transporte marítimo e fluvial para atender também ao mercado externo.
Da Coreia, Genro afirmou que o governo está criando dispositivos fiscais que indicam como possíveis destinos de investimento as regiões centro e sul do Estado.
“Além do benefício da mão de obra qualificada, que é nossa maior vantagem, vamos oferecer incentivo com isenção de impostos”, afirmou Knijnik.
Segundo o governo gaúcho, ficou definido que serão apresentadas as condições para que a Hyundai atue nos portos do Estado.
“O que é certo é que a Hyundai vai investir no Rio Grande do Sul. Apesar de ser gigante, é uma empresa familiar que não depende da decisão de acionistas. Quando decidem fazer, fazem”, disse Genro.