Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Humanizando o trabalho: Semana Francesa, já!

Vamos lutar pela jornada que atende todos os trabalhadores e melhora a produção

Os trabalhadores metalúrgicos têm manifestado via e-mail, telefone e pessoalmente, com os diretores do Sindipa, o desejo da implantação de uma nova tabela de trabalho que respeite o seu limite e preserve o bem-estar, a saúde e o relacionamento social e familiar. Para que isto concretize-se, e os companheiros possam trabalhar com decência, a implantação da Semana Francesa é fundamental.

Diversos estudos comprovam que o trabalhador desmotivado e sem qualidade de vida fica mais propício a envolver-se em algum acidente de trabalho e contrair doenças ocupacionais. A Semana Francesa também gera benefícios para a empresa, uma vez que o funcionário motivado produz mais e melhor e contribui de uma forma bem mais efetiva para o crescimento, a expansão e a sobrevivência da empresa.

O Sindipa (Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga/MG) reforça que defenderá intransigentemente junto à diretoria da Usiminas a implantação desta tabela no dia 1º de setembro, que atende a todos, faz bem para a saúde e aumenta a produtividade e a qualidade dos produtos!

Outras notícias do Sindipa

TRIBUNAL CONFIRMA VITÓRIA DA CHAPA
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT), de Belo Horizonte, confirmou a vitória da atual diretoria do Sindipa (chapa 1)  nas eleições sindicais que aconteceram no início de 2009. O TRT considerou que a eleição ocorreu conforme o estatuto do sindicato: de forma limpa, transparente e democrática.
A antiga chapa 2, não aceitando a derrota na urnas, já havia recorrido e perdido na 4ª vara de Coronel Fabriciano. Depois recorreram ao TRT que, por unanimidade, julgou improcedente a ação, fazendo valer a vontade dos trabalhadores metalúrgicos e confirmando a vitória democrática da chapa 1.

CARTELAS DO BINGO
O grande dia da Festa da Família Metalúrgica está chegando! O evento que terá várias atrações acontece no próximo dia 14 de agosto, a partir das 14h, no campo do Jabaquara.

ATENÇÃO

• As cartelas dos sócios que trabalham na Usiminas e UMSA serão entregues em casa por estarem com endereços atualizados. Associados das empreiteiras, afastados, aposentados e pensionistas devem retirar a cartela a partir do dia 3 de agosto, de 8 às 18h, na sala da Colônia de Férias, sede do Sindipa.

• Haverá plantão no sábado e domingo, de 8 às 12h, no hall do Sindipa para entrega de cartelas.

• Todos os sócios titulares ganharão uma camisa personalizada, única e exclusivamente, no ato de entrega da cartela.

• Não haverá distribuição de camisas no local da festa.

• A camisa apenas será entregue de segunda à sexta-feira, mediante apresentação da cartela nos postos de distribuição montados no sindicato.

• Para retirar a cartela o sócio deverá estar em dia com as mensalidades.

• Terceiros poderão retirar cartelas para os associados titulares desde apresentem um documento de identidade com foto e uma autorização feita a punho do mesmo.

• Entre os intervalos de uma premiação principal (carro, motos, computadores e notebook) e outra haverá sorteio de brindes pelo número da cartela.

• Apenas maiores de 18 anos poderão marcar as cartelas no lugar do sócio titular. Caso seja contemplado, este deverá apresentar documento original com foto do titular.

• Terão validade para concorrer somente às cartelas que o sócio assinar como recebida no sindicato ao retirar sua camisa.

• Caso o associado que trabalha na Usiminas e UMSA não receba a cartela em sua residência, deverá procurar o Sindipa ou diretores de área.

• O prazo para se associar e participar da festa e concorrer a todos os prêmios foi estendido até o dia 11 de agosto.

• Cartelas xerocadas ou com número repetido serão eliminadas.

ELEIÇÕES 2010
Todos devem saber que a política tem ligação com absolutamente tudo em nossas vidas (mesmo que muitos não queiram), não há para onde correr. Bertoldo Brecht, já nos alertava que o custo de vida, o preço do feijão, do aluguel, da roupa e de tudo dependem das decisões políticas. Há um ditado popular que diz muito claramente a importância das eleições e do voto: “Cada povo tem o governo que merece”. Isso significa dizer que se a sua cidade é deixada de lado pelos governantes e não tem os investimentos que merece, foi porque o povo quis assim, pois os políticos só foram eleitos, porque o povo votou neles. Portanto, reclamar depois não é a decisão mais inteligente, é preciso estudar bem em quem votar. Se algum candidato está querendo te corromper agora, imagine como será a atitude dele depois que eleito. Reflita sobre isto e vote no candidato que tem compromisso com você e a nossa região.

VOZ DO TRABALHADOR
O gerente do Centro de Pesquisa (infraestrutura) da Usiminas não tem o menor senso de trabalho em equipe e respeito, pois anda tratando os trabalhadores sem um pingo de educação: xinga, briga e não ouve ninguém. Quando alguma tarefa não sai como o planejado, ele não assume nada e foge da culpa.
Foi feito uma pesquisa entre os funcionários da área que comprovou o tratamento hostil que este gerente tem com o pessoal. Mas a empresa não fez nada para melhorar a situação, ele continua nos tratando na base da grosseria e das piadinhas ofensivas. 

USIMINAS MECÂNICA
Trabalhadores da Usiminas Mecânica, principalmente na área de coqueria, estão sendo tratados como escravos. Devido ao pequeno número de funcionários, estão fazendo hora extra em excesso. Isto deixa os trabalhadores cansados e sem tempo para ficar com a família.

CAMPANHA SALARIAL
Pedimos que os trabalhadores da Usiminas, UMSA, Unigal, Usiroll, Sankyu, Embasil, Convaço, Ebec, Delta, Terraço, Multiserv, Labotec, Equipar, Engimapi, Magnesita e Lyon continuem encaminhando suas reivindicações através de e-mail, telefone ou diretores do Sindipa. Na festa da Família Metalúrgica, no dia 14/08, os companheiros também poderão demonstrar suas prioridades para nossa campanha salarial. Lembramos que a primeira assembleia para a montagem da pauta de crescimento humano acontece no dia 12 de agosto, às 17h30, no auditório do Sindicato. A união e participação dos trabalhadores são à força do Sindipa na hora de negociar com as empresas mais dignidade e benefícios para a categoria.

Por CRISTIANO MAGALHÃES
Assessoria de Comunicação Social
SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE IPATINGA
www.sindipa.org.br