Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Horas trabalhadas na indústria têm 1ª alta desde junho de 2008



BRASÍLIA – As horas trabalhadas na produção da indústria nacional cresceram 1,4% na passagem de setembro para outubro, pelo critério dessazonalizado. Foi o primeiro mês desde junho de 2008 a registrar expansão acima de 1%, notou a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Sem ajuste sazonal, a alta foi de 3%. Na comparação com outubro de 2008, foi apurada queda de 8,6%. No acumulado do ano, o recuo nas horas trabalhadas foi de 9%.

O documento trouxe ainda que a massa salarial real da indústria de transformação aumentou 1,7% perante setembro, mas declinou 1,6% no comparativo com outubro do ano passado. No acumulado do ano, o recuo correspondeu a 2%.

Quanto ao nível de emprego na indústria, foi registrado acréscimo de 0,6% entre setembro e outubro, pelo critério dessazonalizado. No índice original, sem ajuste, também foi anotado aumento de 0,6%. Na relação com outubro de 2008, porém, a CNI observou queda de 4,1%. De janeiro a outubro de 2009, ante igual intervalo do calendário antecedente, houve declínio de 3,5%.

(Azelma Rodrigues | Valor)