Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Hoje é dia em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho

28 de abril: Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e de Doenças do Trabalho.

A Força Sindical, representada pelas Secretarias Estadual (SP) e Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, juntamente com diversos sindicatos, realiza no próximo dia 28 de abril, terça-feira, diversos eventos e manifestações para lembrar as vítimas de acidentes e doenças do trabalho.

Os organizadores convidam trabalhadores, cipeiros, sindicalistas, técnicos em Segurança e Saúde do Trabalhadores, estudantes e público em geral para participar dos eventos.

A bandeira do evento será: “Trabalhar sim, adoecer não!”

A data (28 de abril) é mundialmente lembrada pelo movimento sindical e, além de ser um estímulo à prevenção dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, é um dia de luta pela busca de um ambiente de trabalho digno e pela qualidade em segurança e saúde do trabalhador.

Para o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, é fundamental que todo o movimento sindical, em todo o Brasil, dê prioridade ao dia 28 de abril.

“Não somente para lembrar as vítimas dos acidentes e das doenças no trabalho, mas, sobretudo, para refletir sobre nossas atuações e comprometimento com relação à promoção da segurança e saúde do trabalhador, do trabalho decente, e, mais ainda, sobre as ações que faremos após o dia 28, que acompanharão nossa caminhada, farão parte do nosso dia a dia e dignificarão nosso trabalho sindical”, avalia Paulinho.

Encontro
Em São Paulo, haverá um Encontro no Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, no Palácio do Trabalhador, na Rua Galvão Bueno 782, bairro da Liberdade, próximo ao metrô São Joaquim.

Programação

Abertura:
8h30 às 10h

Debates:
1 – Os impactos da crise econômica para a Saúde do Trabalhador, das 10 às 11h. Palestrante: dr. Koshiro Otani, coordenador do CEREST/SP (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) da Secretaria Estadual de Saúde/SP.

2 – Sofrimento e Prazer no Trabalho (abordando a relação entre Saúde Mental e trabalho), das 11 às 12h. Palestrante: professor Seiji Uchida.

Ato público:
Em frente ao Palácio do Trabalhador, às 13h00.

Origem da data:
A data, 28 de abril, teve origem em 1969, quando 78 mineiros morreram após explosão na mina de Farmington, no Estado da Virginia, nos Estados Unidos.

Leia artigo do Paulinho, presidente da Força Sindical, sobre o tema