Os trabalhadores da empresa Black & Decker decidiram encerrar a greve depois de assembleia no último dia 12. A volta ao trabalho ocorreu após o fechamento do reajuste salarial em 9%, além da garantia de 3 meses de estabilidade. Os trabalhadores conquistaram ainda redução da jornada de trabalho para 43 horas semanais sem redução de salário e R$ 70 reais de bônus por assiduidade dentro do mês. Os três dias de paralisação serão compensados em 3 sábados.
Os trabalhadores entraram em greve espontaneamente sem o conhecimento do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Uberaba, legítimo representante da categoria, e sem comunicação à empresa. Essa situação poderia ter “gerado demissão em massa e prejuízo à sociedade de Uberaba” de acordo com a presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos de Minas Gerais (FEMETAL), Maria Rosângela Lopes.
“Os trabalhadores foram inflamados por pessoas de fora, contrárias ao movimento sindical, sem bandeiras e que queriam se apropriar de direitos” disse a presidente da FEMETAL que agiu rápido e em apoio ao companheiro Reginaldo, presidente do Sindicato de Uberaba, enviou o diretor da FEMETAL, Edgard Nunes da Silva, para acompanhar toda negociação. Os companheiros Luft e Douglas também participaram da mediação.
A greve ocorreu de forma pacífica e sem nenhum incidente durante todos os três dias. Os trabalhadores permaneceram no pátio da empresa e no fim não houve nenhum copo jogado ao chão demonstrando a seriedade dos trabalhadores.
A empresa ofereceu refeições aos trabalhadores no refeitório, água gelada no pátio e equipamento de som para os grevistas, além das instalações dos banheiros.
Por Daniele Peixoto
Assessoria de Comunicação – Sindvas
ascom@sindvas.org
www.blog.sindvas.org
facebook.com/sindvasonline