Marcelo Matusiak
Enquanto os trabalhadores pedem reajuste salarial de 10%, os empresários oferecem apenas 7%. A proposta foi feita em reunião realizada na manhã desta terça-feira (18/09), na sede do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, e de Material Elétrico e Eletrônico do Estado do Rio Grande do Sul (Sinmetal).
Para o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Edson Dorneles, o reajuste ainda é considerado pouco, já que nesse montante apenas em índice de INPC está incluído o percentual de 5,39%.
– O cenário apresentado pelos representantes da categoria das empresas é de dificuldade, apesar da divulgação de uma prosperidade da economia de um modo geral. Eles manifestam que não estão nesse mesmo “Brasil” de crescimento à todo vapor. Houve alguns avanços na reunião, mas entendemos que é necessário o percentual de 10% para o trabalhador para que ele possa manter o poder de compra e movimentar o ciclo da economia – disse.
A categoria reivindica também o reajuste no piso salarial em 15%, além de um abono salarial com valor não definido entre as partes. A proposta patronal foi de pagamento de 7% de reajuste, sendo 6% a serem pagos no dia 1o de setembro e o restante no dia 1o de março do ano que vem.
A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí vai agora avaliar a proposta em reunião fechada. Um novo encontro com os representantes do sindicato patronal ficou marcado para o dia 25 de setembro, às 9h30, quando serão feitas novas negociações antes de ser levada a pauta para avaliação em assembleia dos trabalhadores. A categoria definiu o limite de 11 de outubro para encerramento das negociações.
A discussão de melhorias profissionais atinge trabalhadores de todas empresas metalúrgicas de Gravataí, exceto as que fazem parte do complexo automotivo que contam com uma negociação feita separadamente.
Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí
O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí representa aproximadamente 14 mil funcionários dos setores metalmecânico, eletroeletrônicos, autopeças e montadoras de automóvel. Abrange aproximadamente centenas de empresas do município de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, entre elas a Montadora General Motors e Sistemistas.