Folha SP
Lista traz quem comprovou conteúdo regional e investimento em pesquisa
DE SÃO PAULO
DE BRASÍLIA
O governo federal isentou 18 montadoras do aumento em 30 pontos percentuais do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para importação de veículos.
A lista foi publicada ontem no “Diário Oficial da União” e vale até o fim do ano.
As fabricantes comprovaram 65% de conteúdo regional mínimo e 0,5% do faturamento líquido em pesquisa e desenvolvimento no país. A isenção também vale para os carros importados dos países do Mercosul e do México.
Entre as empresas, estão as quatro maiores -Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford- e a coreana Hyundai -no caso, apenas para a SUV Tucson e os utilitários HR e HD78, produzidos na fábrica da Caoa em Anápolis (GO).
Para as demais marcas de importados -Kia, JAC, Chery, BMW, Audi, Land Rover e outras ligadas à Abeiva (associação dos importadores)-, o aumento do imposto vigora desde 16 de dezembro.
A Anfavea (associação dos fabricantes de veículos) disse prever que a medida vá reduzir para 20% a participação dos importados no mercado automotivo em 2012. No ano passado, o percentual de importados foi de 23,6%.
A Abeiva não se manifestou sobre a lista. Na semana passada, a direção da entidade reiterou pedido de flexibilização do conteúdo regional para as empresas com projetos de fábrica anunciados para o Brasil. O governo federal não respondeu.