O governo fará hoje uma reunião ampliada para discutir os resultados, até agora, das ações para ajudar os Estados de Alagoas e de Pernambuco, ambos atingidos por enchentes. O governo também poderá decidir sobre medidas extras para a região afetada, como o envio de mais lotes de vacinas. Vão participar do encontro os ministros João Santana (Integração), Márcios Fortes (Cidades), José Gomes Temporão (Saúde) e Paulo Sérgio Passos (Transportes), além de Paulo Bernardo (Planejamento) e Erenice Guerra (Casa Civil).
Não foram marcadas reuniões com ministros neste fim de semana, mas Lula manteve contato com os estados afetados pelas chuvas. Na última sexta-feira, o presidente desistiu de ir à reunião do G-20, realizada em Toronto, no Canadá, para acompanhar os trabalhos de apoio aos atingidos pelas chuvas.
Durante a visita ao nordeste, na semana passada, Lula anunciou a liberação de R$ 550 milhões imediatos para ajudar as vítimas.
Um pouco mais de uma semana depois da enchente que provocou a morte de 34 pessoas e grandes estragos em 28 municípios alagoanos, a Defesa Civil do estado fez um alerta ontem para todas as cidades banhadas pelas bacias dos rios Mundaú e Paraíba, devido à chuva na região.
Ainda de acordo com a Defesa Civil de Alagoas, foi feito contato com autoridades pernambucanas que informaram que a situação no estado é tranquila. Ao todo, em Alagoas, 26.618 pessoas ficaram desabrigadas, 47.897, desalojadas nos 28 municípios foram afetados pelas enchentes.