Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

GM anuncia 600 contratações em SP

Após dispensar 2,2 mil pessoas no início do ano, empresa abre vagas e cria jornadas extras

A General Motors anunciou ontem 600 contratações para as três fábricas do grupo em São Paulo. A montadora pretende ampliar a produção de veículos e peças para atender à demanda nesse fim de ano e no próximo. A empresa informou que será dada prioridade a ex-funcionários. No início do ano, diante das incertezas trazidas pela crise financeira internacional, a GM dispensou 2,2 mil trabalhadores das unidades de São Caetano do Sul e São José dos Campos (SP) cujos contratos temporários venceram no período.

As novas contratações serão divididas em 250 para a fábrica de São Caetano, 250 para a de São José e 100 para a de Mogi das Cruzes, que produz componentes. Juntas, elas empregam cerca de 18,8 mil funcionários. Somando a filial de Gravataí (RS), são 21 mil trabalhadores. Muitos deles estão cumprindo jornadas extras.

“Nossa expectativa é a de atingir um recorde histórico de vendas neste ano de 2009”, afirmou, em nota, o vice-presidente da GM, José Carlos Pinheiro Neto. No ano passado, a GM vendeu 548,9 mil veículos no País – sua melhor marca -, mas este ano pretende superar 600 mil unidades. Em julho, a empresa anunciou um investimento de R$ 2 bilhões para o lançamento de uma nova família de veículos, que chegará ao mercado a partir de 2012, e a expansão da capacidade produtiva da fábrica de Gravataí para 380 mil unidades anuais.

A indústria automobilística vem apresentando recuperação de vagas desde julho, após ter cortado 7,3 mil postos de trabalho na primeira metade do ano. O setor encerrou outubro com 121,8 mil empregados, ainda 5 mil a menos do que tinha no fim de 2008.

A área de autopeças também começa a acenar para uma recuperação e, em setembro, contratou 900 pessoas, somando um quadro de 198,9 mil trabalhadores, ante 203,4 mil em janeiro.