Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Gerdau Açominas demite 300 no primeiro bimestre


SÃO PAULO – O Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco e Congonhas (Sindob) informou que a Gerdau Açominas demitiu aproximadamente 300 pessoas no primeiro bimestre do ano. Segundo cálculos da entidade, desde outubro de 2008, os cortes atingiram 10% do quadro de funcionários da usina, ou seja, 500 demissões.

“São funcionários de todos os níveis: engenheiros, eletricistas, mecânicos, soldadores, gerentes. E pode ter mais demissão”, concluiu o diretor de divulgação do Sindob, Afrânio Guedes Filho.

Ele afirmou, ainda, que outros 1,2 mil trabalhadores terceirizados foram dispensados pela companhia.

Segundo o diretor do sindicato, a empresa reduziu gradualmente o seu quadro, mas nos últimos meses o processo foi mais veloz, apesar dos trabalhadores terem aprovado medidas que reduziram os benefícios conquistados no último acordo coletivo.

A Gerdau Açominas confirmou, por meio de nota, que “infelizmente desligou alguns colaboradores próprios após a tomada de uma série de medidas para adequar a produção à menor demanda por aço como, por exemplo, antecipação de férias e paradas para manutenção”. No entanto, a empresa não confirmou o número de empregados diretos e indiretos demitidos.

Demissões também ocorreram na Usiminas. Na última sexta-feira, 41 engenheiros da companhia foram demitidos. Todos eles já estavam aposentados. Ao todo, a empresa já demitiu 354 pessoas em Ipatinga, do total de 8.646 empregados da empresa.

A Gerdau Açominas demitiu cerca de 300 pessoas no primeiro bimestre, disse o sindicato da região. E a Veracel Celulose anunciou que as atividades das prestadoras de serviços serão reduzidas.