A partir do dia 4 de julho, a Gerdau Açominas passará a adotar o teste Etilométrico (Bafômetro) nas portarias da empresa.
A diretoria do Sindicato já se reuniu com os setores de Medicina do Trabalho, Segurança Patrimonial, Relações Trabalhistas e representantes das áreas, para discutir sobre o assunto. Durante a reunião, a Gerdau Açominas comunicou que o intuito de realizar os testes é somente zelar pela saúde e segurança dos seus colaboradores. ÓTIMO! O Sindicato aplaude esta preocupação por parte da empresa. Porém, exigimos bom senso, respeito e ponderação nas atitudes dos vigilantes que irão realizar os testes nos demais companheiros.
O teste será realizado através de sorteio entre os colaboradores que acessarem as dependências da empresa. Serão colocadas em um recipiente duas bolas: uma preta e uma branca, sendo que o trabalhador que tirar a bola preta deverá passar pelo teste. A empresa garantiu ao Sindicato que o objetivo desse programa não é gerar punição a nenhum colaborador e sim evitar acidentes no local de trabalho.
Um fato que mais nos preocupa é o caso dos trabalhadores de níveis operacionais. Como todos nós sabemos, frequentemente ocorrem problemas imprevisíveis na manutenção e operação da empresa. Caso ocorra este tipo de situação, o trabalhador de nível operacional que estiver de folga, ingerindo bebida alcoólica e for chamado para trabalhar, qual será a atitude da empresa? E depois?
Somos a favor de todas as medidas, que venha beneficiar os trabalhadores de qualquer empresa, porém, ficaremos atentos para que não haja exageros e irregularidades neste processo. Pedimos aos colaboradores que qualquer problema ocorrido durante a execução do programa, informe o Sindicato.
Por Karina Rose Santana
Assessora de Imprensa
Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco e Base
www.sindob.org.br