Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Ford antecipa férias coletivas nas suas fábricas

LUIZ FRANCISCO

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A Ford anunciou ontem que funcionários de suas três unidades no Brasil -Camaçari (BA), São Bernardo do Campo e Taubaté (SP) – terão suas férias coletivas antecipadas devido à desaceleração das vendas de carros e caminhões.

Inicialmente, as férias dos 8.800 trabalhadores de Camaçari (região metropolitana de Salvador) estavam programadas para 24 de dezembro a 2 de janeiro. Com a decisão da empresa, os funcionários começarão o recesso em 10 de dezembro (turno da noite) e em 11 de dezembro (turnos da manhã e da tarde) e voltarão às atividades somente em 5 de janeiro.

Em São Bernardo do Campo, o período de descanso envolve os funcionários da produção de caminhões e será de 15 de dezembro a 2 de janeiro do ano que vem. Pela programação anterior da montadora norte-americana, as férias deveriam acontecer entre 22 de dezembro e 2 de janeiro. Os sábados de produção também foram cancelados até o final do ano.

Em nota, a Ford diz que poderá adiar a data para o início do segundo turno de produção em São Bernardo. “Em razão da necessidade de ajuste da produção à demanda, a data de início do segundo turno de produção prevista para janeiro de 2009 será redefinida de acordo com a evolução do mercado”, diz o texto da empresa.

Em Taubaté, apenas os empregados da linha de transmissões terão as férias coletivas ampliadas a partir de 15 de dezembro, uma semana antes da previsão estabelecida pela montadora. Os funcionários da unidade do Vale do Paraíba também retornarão às atividades em 2 de janeiro.

A fábrica de Camaçari, a única de uma montadora na região Nordeste, tem capacidade para colocar no mercado 250 mil carros por ano, dos quais 80,2 mil são destinados para o mercado externo.

Apesar de antecipar as férias coletivas, a Ford, também em comunicado, confirmou a manutenção dos investimentos programados pela empresa até 2012 na América do Sul.

Além da Ford, três montadoras -a Volkswagen, a Fiat e a General Motors- já anunciaram férias coletivas. Na Volkswagen, cerca de 1.900 trabalhadores da fábrica de São José dos Pinhais (PR) suspenderam anteontem as atividades e só retornarão no dia 19.

Na unidade da Fiat em Betim (MG), houve paralisação da produção em outubro e há uma nova programada para este mês. A General Motors anunciou férias coletivas para a sua unidade em São José dos Campos (SP), com períodos de paralisação que vão de 17 de novembro a 23 de dezembro.